THIS TEA IS A RESULT OF A DATA VISUALIZATION

ESSE CHÁ É O RESULTADO DE UMA VISUALIZAÇÃO DE DADOS

EN
What is the relationship between the knowledge involved in a recipe for a homemade tea infusion, used to alleviate the symptoms of labyrinthitis, and aspects of data visualization?

Every day we deal with an imbalance caused by our relationships with digital networks and their massively produced datasets. By identifying in our bodies the instability caused by these everyday digital relationships, we seek stability within chaos. We identified Labyrinthitis – a disease that causes instability in the body – with symptoms close to those caused by excess data and digital visualizations. With this work, we intend to question the way in which such data affect our bodies.

PT-BR
Qual é a relação entre o conhecimento envolvido em uma receita de uma infusão de chá caseira, usado para aliviar os sintomas da labirintite e os aspectos da visualização de dados?


Diariamente lidamos com um desequilíbrio causado por nossas relações com as redes digitais e seus conjuntos de dados massivamente produzidos. Ao identificar em nosso corpo a instabilidade causada por essas relações digitais cotidianas, buscamos uma estabilidade dentro do caos. Identificamos a Labirintite – doença causadora da instabilidade no corpo – com sintomas próximos aos causados pelos excessos de dados e suas visualizações digitais. Com essa obra, pretendemos questionar a maneira como tais dados afetam nossos corpos.


LABIRINTITE

Inflamação do labirinto, provoca instabilidade do equilíbrio do corpo. Temos receita experimentada usando-se flores de violeta (um punhado), flores de cravo-de-defunto-de-jardim (um punhado), louro (o tempero), erva melissa (um punhado) e folhas de laranjeira (um punhado) . Ferve-se tudo com um litro de água, que dê uma garrafa ao todo. Toma-se a dose de 3 cálices, 3 vezes ao dia.


As informações e dados sobre a história do chá foram guiadas pelo "livro do chá" (1906) por  Kakuzō Okakura

Elegemos a infusão, produto com uma vasta história global, como o resultado de uma experiência de coleta e registro de dados. O enxergamos como um gesto de categorização e visualização que perpassa a história humana. O objetivo é simples: visualizar as interações de dados presentes em uma xícara de chá de infusão, e assim, procurar o equilíbrio em meio ao turbilhão dos dados digitais contemporâneos.


Assim, com a receita da infusão caseira, buscamos maneiras de estabilizar o desequilíbrio causados pelas experiências contemporâneas com os dados digitais e assim discutir a partir dele formas de existir numa sociedade dataficada. Dar atenção as relações de dados presentes entre o material e o imaterial, entre o tempo fugaz e a memória ancestral, entre as formas de habitar o mundo tecnológicas e tradicionais.


FINAK.mp4

#21.ART - 21 Encontro Internacional de Arte e Tecnologia; IX SIIMI - IX Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas; Exposição EmMeio#14 (Galeria Térreo)

Local: Museu Nacional da República, Brasília, DF