Arte, Ciência e tecnologias desviantes

O Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Arte, Ciência e Tecnologias Desviantes (ACTlab) é uma rede de pesquisadores e artistas que se interessam em discutir as implicações sociais da ciência e tecnologia por meio da exploração do seu potencial como meio de experimentação e criação artística.

Liderado pelo artista, professor e pesquisador Dr. Cesar Baio e sediado na UNICAMP, o ACTlab visa oferecer meios e modos para artistas e pesquisadores desenvolverem projetos de investigação crítica, com foco na produção de conhecimento e processos criativos.

As pesquisas do grupo estão fundamentadas na compreensão da arte tanto como campo de produção de conhecimento quanto como modo de ação no mundo, algo que se dá através da produção de acontecimentos, de operações de agenciamento de sentido e da geração respostas inventivas às principais questões do nosso tempo.

O desvio é assumido com um operador conceitual e criativo, que deve ser capaz de produzir cortes transversais que curto-circuitem disciplinas, mídias, epistemologias, cosmologias, formas de inteligência (artificiais, humanas, não humanas) e redes (digitais, biológicas, interespécies). Por meio dessa aspiração desviante, busca-se deslocar, resistir, alterar os rumos do pensamento colonial, hegemônico, disciplinar, de modo a deslocar conhecimentos de uma área para outra, provocando perturbações, gerando informação não conhecida, recodificando perspectivas, e eventualmente, gerando novos conhecimentos que possam levar a compreensões inéditas e profundas sobre um fenômeno.

MURMURATION

Mas além da imagem, o que nos inspira é a complexidade desse evento. O Murmuration é o que vemos no voo em bando dos estorninhos. Suas linhas autônomas em sincronia de movimentos se expandem e se unificam na forma orgânica de suas curvas. Pássaros em sincronia numa dança sem coreografia, onde o movimento acontece espontaneamente e os indivíduos se afetam mutuamente. A forma impressionante vista nestes fenômenos emerge da complexidade das interações desta rede.O evento depende de cada indivíduo que se sincroniza com um grupo maior, combinando direção e velocidade. O movimento surge naturalmente e funciona de forma autônoma, mostrando o papel que temos como indivíduos dentro de um coletivo.

Essa é a imagem que representa o Grupo ACTlab, que através do trabalho em conjunto de seus pesquisadores de expandir conhecimentos e coletividades, busca articular múltiplas perspectivas e possibilidades de mundos.

INTEGRANTES

CESAR BAIO

FERNANDA OLIVEIRA

ANA ROVATI

CLAUDIO FILHO

WESLEY

LÍGIA VILLARON

RODRIGO MARTINHÃO

LÍGIA ANJOS

Saiba mais sobre nossos integrantes! Clique aqui